quinta-feira, 2 de junho de 2011

BANCOS DE LEITE... "BANCOS DE ALENTO"

Todos sabem da importância do aleitamento materno. Não é novidade que esse alimento é completo em nutrientes necessários para os primeiros meses de vida de uma criança, sem falar nos benefícios que o contato do aleitamento materno trazem para a estrutura emocional dela.
Quem é mãe sabe da pressão emocional e psicológica que nós sofremos para amamentar de forma correta ou, simplesmente, amamentar os nossos filhos. Emocional, porque aquela que opta por este tipo de alimentação tem muitos receios como, não ter produção significante, sentir dor, as mudanças estéticas, e, acima de tudo, ser capaz de nutrir o seu filho. E, psicológica, porque a sociedade e a família cobram muito que a mãe amamente o seu filho. Todos perguntam, dão palpites, contam histórias, dão receitas...
Muitas pessoas não entendem que algumas mulheres não gostam do ato, não se identificam, pois sofrem e não conseguem transcender as dificuldades do processo, sem julgá-las mães ruins ou frias. Entretanto, elas simplesmente não levam jeito, são mulheres capazes de amar e proteger os seus filhos como qualquer boa mãe.

O que é ideal pra mim, pode não ser pra você, estou errada?

Para as mulheres que ainda não tiveram seus filhos, e que já sabem (ou acham que sabem) que querem amamentar ou aquelas que acabaram de ter, eu recomendo que façam uma visita ao Banco de Leite Humano da sua cidade.

Lá, vocês vão encontrar mulheres de muita fibra, que lidam com essas situações diariamente, são verdadeiras especialistas no assunto. Na minha opinião, são as únicas que realmente entendem dele. Elas têm técnica, vão ensinar como segurar sua cria, a maneira correta como ela deve sugar e abocanhar o seu mamilo, a massagear o seus seios para que eles não endureçam (ou se já endurecidos, para que eles amoleçam). E, o que é melhor, vão te incentivar a doar o seu leite para crianças que estão em condição de desnutrição, pois as suas mães não puderam, por qualquer motivo, amamentá-las.


Falo, por experiência própria. Depois de passado nove dias do nascimento da minha princesa, MARIA, os meus seios entraram numa fase que a minha médica chamou de "FASE DE POJURAÇÃO", e endureceu bastante, começou a ficar dolorido e o leite já não saía com facilidade. Meu marido, que é um homem muito bem informado, na mesma hora me fez o convite de irmos ao banco de leite do estado. E foi um verdadeiro alento. Lá, tirei todas as dúvidas, chorei, desabafei os meus medos, e voltei pra casa com a receita de tudo o que eu tinha que fazer para ultrapassar por aquele processo da melhor forma possível pra mim e para a minha filhota. Foi uma benção, gente!


Assim, aqui vai a minha dica:
Não espere, vá a um banco de leite, assim que você sentir qualquer um desses sintomas: endurecimento, ferida, dificuldade de sucção do bebê, pouca produção...

E a minha gratidão e homenagem para todos os profissionais de bancos de leite humano. VOCÊS SÃO UM ALENTO. 




Um comentário:

Chris Ferreira disse...

Olá,
amamentar é uma benção mas também é muito difícil no início e somos muito pouco orientadas a esse respeito. A sua dica de procurar o banco de leite foi fantástica. Esse apoio é super importante para algumas mães não desistirem.
Excelente post.

Vi que você se tornou seguidora lá do blog e fiquei muito feliz. Obrigada de coração.
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/